sábado, 9 de maio de 2009

05-05 Poucos alunos





Tinhamos 2 alunos nesse encontro, me senti um pouco desistimulada, uma vez que a turma era grande e consistente! Fizemos a dinâmica de andar e parar, do triângulo e do quadrado. Retomamos as velas, e cada vez que a música parasse a pessoa teria que encontrar um comando (de movimento ou de desenho) e criar a partir daquilo. Escolheram dois comandos, elaboraram melhor e apresentaram-os. Esses improvisos à partir dos comandos foram muito interessantes, o Lucas e a Bruna entraram na proposta de cabeça. Fizemos também uma bateria de desenhos com tempos diversos e cronometrados, conversamos sobre a importância desse tempo diverso para a construção do desenho.
Na sexta-feira liguei para nossos alunos faltosos e seus responsaveis, me disseram que estavam duentes e que iriam para a aula na terça dia 12. Estamos esperando!!!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Aula de 28-04

Iniciamos com a proposta de andar e se movimentar ao mesmo tempo, buscando estarem todos ao mesmo tempo,ao mesmo ritmo, sem a necessidade de um " líder" para comandar.IPrimeiro fizemos andando pela sala, depois em roda, como se fossêmos um cardume de peixes.
Em seguida, em roda,durante um tempo cada um desenhava o outro através de observação,quando o tempo acabava, cada um continuava o desenho que o outro começou.

Percebemos que os alunos estiveram durante toda a aula muito concentrados e dispostos para as atividades.Mesmo com poucos alunos, a proposta pode ser desenvolvida e nitidamente foi prazerosa para todos.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Retratos coletivos 28-04

Esta é a Bruna e as imagens geradas a partir dela:





esta é a Bruna professora, e esses são retratos coletivos gerados à partir dela:





Esta é a Carol e estes são os retratos coletivos criados à partir dela





Esta sou eu (júlia) e os retratos gerados à partir de mim.




Este é o Lucas Sobral e os retratos coletivos gerados à partir dele!



quarta-feira, 22 de abril de 2009

É FESTA!!!

Domingo 19-04
Nossa jangada saiu para o mar, e o cortejo foi um grande sucesso.
Os paricipantes: alunos do PIA (que organizaram a festa), pais, professores e pessoas de passagem pelo aniversário. Todos cortejamos e fizemos uma grande ciranda!


Concentração na Sala do PIA e última passagem do corejo.



Cheguei meu povo, dá licença para eu brincar
Sou eu do programa PIA
Que veio para ficar!


Ole mulher rendera, ole mulher renda, tu me ensina a fazer renda,
que eu te ensino a namorar.



Minha jangada vai sair pro mar
Vou trabalhar meu bem querer
Se Deus quiser quando eu voltar do mar
Um peixe bom, eu vou trazer
Meus companheiros também vao voltar
E a Deus do ceu vamos agradecer!



Cirandeiro, cirandeiro ó
a pedra do teu anel brilha mais do que o Sol

sábado, 18 de abril de 2009

14-04 PRIMEIRO ANIVERSÁRIO

Domingo dia 19-04 comemoramos o primeiro aniversário do CEU!!!!!!
Para o domingo o PIA irá fazer um cortejo e uma grande ciranda! Temos também uma mostra em que expomos a produção das turmas até o momento.

Nossa turma de terça pela tarde, acabou os trabalhos para a exposição e os montou no dia 14. Sendo eles: frottagem e os auto-retratos. Também ensaiamos o cortejo e suas músicas.





segunda-feira, 13 de abril de 2009

Aula de 07 de Abril

Ao analisar o fato de na aula passada terem " Rabiscado" no papel sem pensar, notamos que estavam um pouco desinteressados e que talvez precisassem " experimentar materiais".

Após uma breve preparação corporal,sugerimos que experimentassem da maneira que quisessem os materiais disponíveis: papel sulfite, tinta guache, giz de cera, giz pastel, carvão, revistas, tesoura, cola,barbante, lápis de cor, lápis preto, canetas, etc
Em seguida fizemos um jogo para a turma se descontrair e se integrarem.
Fizemos algumas perguntas, como; Qual seu prato predileto?! Que lugar vc gostaria de conhecer?!, entre outras. Todos respondiam e colocavam numa caixa, depois em roda, cada um pegava uma resposta na caixa e tentava adivinhar quem respondeu.
Continuamos, pedindo para que construissem um " auto-retrato", usando os materiais disponíveis.

A aula foi bastante interessante e prazerosa.os alunos se divertiram com as perguntas e respostas,e aparentemente se aproximaram mais uns dos outros e de nós, professoras.
Todos gostaram bastante de construir o " auto-retrato", e inclusive manifestaram interesse em colocá-los em exposição no aniversário do CEU.
Por esses motivos, na aula seguinte daremos continuidade ao trabalho.

Aula 31 de Março

Continuamos com o trabalho dos movimentos da Escada. Como haviam alunos novos fomos novamente ao espaço.
Seguimos observando nos materiais trabalhados nas aulas anteriores,as texturas, procurando identificá-las.
Pedimos para realizarem os movimentos ( da escada) dessas maneiras: liso, macio,áspero, etc.
Seguimos com a proposta de fazer um trabalho coletivo, registrando as texturas descobertas como se fossem " carimbos'. Cada um criava o seu e juntos preenchiam todo o espaço da folha.
No ínicio a atividade estava acontecendo, porém no decorrer, percebemos que estavam " Rabiscando o papel",sem pensar na proposta.

Percebemos que Foi possível haver relação entre texturas de objetos e criação de movimentos,à medida que a percepção dos tipos de texturas e mesmo o ato de percebê-las com o corpo,propiciaram criações de moimentos ricas de criatividade, dando uma qualidade à mais à simples movimentos.
Na parte plástica da aula, notamos que por algum motivo não realizaram a proposta.Pelo fato de estarem apenas" rabiscando", pensamos que por serem adolescentes e não terem contato com materiais plásticos, estavam " estravazando" sensações ali no papel.
Conversamos com a turma para saber suas opiniões, e ao ouvir de alguns que a "arte não precisa ter sentido" percebemos que o planejamento deverá ser revisto, revendo além dos conteúdos as necessidades emergênciais desses alunos.