quarta-feira, 22 de abril de 2009

É FESTA!!!

Domingo 19-04
Nossa jangada saiu para o mar, e o cortejo foi um grande sucesso.
Os paricipantes: alunos do PIA (que organizaram a festa), pais, professores e pessoas de passagem pelo aniversário. Todos cortejamos e fizemos uma grande ciranda!


Concentração na Sala do PIA e última passagem do corejo.



Cheguei meu povo, dá licença para eu brincar
Sou eu do programa PIA
Que veio para ficar!


Ole mulher rendera, ole mulher renda, tu me ensina a fazer renda,
que eu te ensino a namorar.



Minha jangada vai sair pro mar
Vou trabalhar meu bem querer
Se Deus quiser quando eu voltar do mar
Um peixe bom, eu vou trazer
Meus companheiros também vao voltar
E a Deus do ceu vamos agradecer!



Cirandeiro, cirandeiro ó
a pedra do teu anel brilha mais do que o Sol

sábado, 18 de abril de 2009

14-04 PRIMEIRO ANIVERSÁRIO

Domingo dia 19-04 comemoramos o primeiro aniversário do CEU!!!!!!
Para o domingo o PIA irá fazer um cortejo e uma grande ciranda! Temos também uma mostra em que expomos a produção das turmas até o momento.

Nossa turma de terça pela tarde, acabou os trabalhos para a exposição e os montou no dia 14. Sendo eles: frottagem e os auto-retratos. Também ensaiamos o cortejo e suas músicas.





segunda-feira, 13 de abril de 2009

Aula de 07 de Abril

Ao analisar o fato de na aula passada terem " Rabiscado" no papel sem pensar, notamos que estavam um pouco desinteressados e que talvez precisassem " experimentar materiais".

Após uma breve preparação corporal,sugerimos que experimentassem da maneira que quisessem os materiais disponíveis: papel sulfite, tinta guache, giz de cera, giz pastel, carvão, revistas, tesoura, cola,barbante, lápis de cor, lápis preto, canetas, etc
Em seguida fizemos um jogo para a turma se descontrair e se integrarem.
Fizemos algumas perguntas, como; Qual seu prato predileto?! Que lugar vc gostaria de conhecer?!, entre outras. Todos respondiam e colocavam numa caixa, depois em roda, cada um pegava uma resposta na caixa e tentava adivinhar quem respondeu.
Continuamos, pedindo para que construissem um " auto-retrato", usando os materiais disponíveis.

A aula foi bastante interessante e prazerosa.os alunos se divertiram com as perguntas e respostas,e aparentemente se aproximaram mais uns dos outros e de nós, professoras.
Todos gostaram bastante de construir o " auto-retrato", e inclusive manifestaram interesse em colocá-los em exposição no aniversário do CEU.
Por esses motivos, na aula seguinte daremos continuidade ao trabalho.

Aula 31 de Março

Continuamos com o trabalho dos movimentos da Escada. Como haviam alunos novos fomos novamente ao espaço.
Seguimos observando nos materiais trabalhados nas aulas anteriores,as texturas, procurando identificá-las.
Pedimos para realizarem os movimentos ( da escada) dessas maneiras: liso, macio,áspero, etc.
Seguimos com a proposta de fazer um trabalho coletivo, registrando as texturas descobertas como se fossem " carimbos'. Cada um criava o seu e juntos preenchiam todo o espaço da folha.
No ínicio a atividade estava acontecendo, porém no decorrer, percebemos que estavam " Rabiscando o papel",sem pensar na proposta.

Percebemos que Foi possível haver relação entre texturas de objetos e criação de movimentos,à medida que a percepção dos tipos de texturas e mesmo o ato de percebê-las com o corpo,propiciaram criações de moimentos ricas de criatividade, dando uma qualidade à mais à simples movimentos.
Na parte plástica da aula, notamos que por algum motivo não realizaram a proposta.Pelo fato de estarem apenas" rabiscando", pensamos que por serem adolescentes e não terem contato com materiais plásticos, estavam " estravazando" sensações ali no papel.
Conversamos com a turma para saber suas opiniões, e ao ouvir de alguns que a "arte não precisa ter sentido" percebemos que o planejamento deverá ser revisto, revendo além dos conteúdos as necessidades emergênciais desses alunos.

sábado, 28 de março de 2009

Frotaggem e Movimentos em áreas externas

Começamos a aula relembrando o que havia acontecido nos encontros anteriores. Conversamos sobre forma, textura, sobreposição e justaposição. Saímos pelo CEU em busca de texturas colocando-as no papel. O processo de registro é chamado de frottagem. Voltamos para a sala e conversamos sobre os registros.






























Após a conversa, saímos pelos espaços onde a frottagem se deu e criamos movimentos nesse espaço, tentando gravar pelo menos 1 em cada espaço.

























































Voltamos para a sala e relembramos os movimentos da escada, cada um fez o seu e todos repetiram tentando juntar um no outro. Não conseguimos finalizar a atividade e filmamos a pequena coreografia como registro com intuito de dar continuidade próxima aula.

sexta-feira, 20 de março de 2009

imagens dia 17/03




quinta-feira, 19 de março de 2009

Aula de 17-03-09

Conteúdo:

- Dinâmica Nome- Toque- Concentração.
- Identificação do ambiente, andando pelo espaço.
- Aquecimento corporal/Alongamento.
-Com olhos vendados, sensibilização sonora e corporal no chão.
-Exploração de texturas, volumes, através do tato.
-Com os olhos abertos procurar na sala algum material que se identificou e registrá-lo através de frotagem ou por observação da forma.
- Conversa sobre a proposta.

A aula se iniciou em roda, e aos poucos, a turma foi se integrando, á medida em que falavam o nome do outro e se tocavam.
Já aquecidos, colocamos as vendas, pedindo para que sentissem os sons do ambiente, que eram além da música, sons de alguns instrumentos.
Passamos em cada um com diferentes materiais, sendo esses ásperos, lisos, macios, pegajosos, moles, duros,etc. Orientávamos para que sentissem a textura, forma e volume de cada material, e se possível, explorassem com outras partes do corpo.
Em seguida pedimos para se levantarem e procurarem ainda de olhos vendados, se unirem em um único bloco, sentindo quem estava ao seu redor.
Conversamos sobre as sensações e impressões do contato com os materiais e após o intervalo, através de comandos, escolhiam um material e o registraval na folha sulfite.