quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

17/02

Aquecimento e andar no espaço. Andando no espaço, quando a música parar se apresentar para quem está em sua frente.Depois quando a musica parar falar o nome do outro.
Proposta: Pintar 3 folhas uma de vermelho a outra de amarelo e a última de azul, recortar formas como triângulos, quadrados e círculos. Cada pessoa sorteia 3 formas e associa-as com 3 movimentos. Juntar duplas e relacionar esses movimentos. Apresentação dos resultados.

Impressão: Percebemos que são alunos bastante tímidos, com muita dificuldade de se movimentarem e se expressarem na frente dos outros. Para as próximas aulas faremos bastante trabalho de sensibilização corporal e de interação, para que começem a se soltar e a se sentirem á vontade para as criações.

Reunião de Pais



A reuniao de pais aconteceu dia 13/02 sábado. Vieram aproximadament 70 pais. Apresentamos o programa, nos apresentamos e esclarecemos questões práticas e dúvidas.
Foi feita ainda uma vivência focada na infância dos mesmos. Surgiram brincadeiras, cantigas, bonecas e um pouco do perfil antigo da região onde o CEU se localiza.
Os pais se mostraram agradecidos e receptivos para com o projeto.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Primeira semana de aula



Encontramos as turmas de terça pela tarde!
As juntamos no intuito de apresentar o projeto e realizar uma primeira interação. No total participaram 8 crianças de 11 à 14 anos. Introduzimos o projeto depois propusemos brincadeiras, como escravos de jó, toc pá toc pá toc toc e caminhando pelo espaço. Na segunda parte das atividades, após o intervalo conversamos um pouco mais sobre as experiências em relação à atividades artísticas e culturais já vividas. Propousemos que cada um inventasse uma maneira de cantar seu nome. Depois que cada um inventasse um movimento para esse som e depois que conversasse só com o nome e os gestos criados. Todos apresentaram para a turma a "conversa" criada. Para finalizar propusemos que uma dupla ficasse de frente para uma outra, congelada em uma posição derivada dos gestos criados, no papel uma deveria registrar essas poses e vice-versa. Finalizamos a vivência com Ciranda de roda, relaxamento e uma conversa final sobre como havia sido a experiência, as dificuldades e espectativas.

Senti as crianças a princípio muito tímidas, nem todos ficaram a vontade para apresentar suas primeiras criações. Já no final da aula, todos apresentaram seus movimentos e estavam rindo, se divertindo. Acima posto duas fotos dessa primeira vivência.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Relatório semana- 02 à 06/02

o3/02- 13:00 às 16:00


- Contato via telefone com alunos já cadastrados, chamando para inscrição/matrícula.

- Inscrição de alunos pelos responsáveis,de acordo com faixa- etária e dia disponível.

- Esclarecimento para os responsáveis sobre o PIA e informações necessárias, como, ter cuidado com faltas, levar lanche e ainda sobre a reunião de 14/02.

06/02

- Planejamento com todos arte-educadore sobre a primeira semana de aulas.

- levantamento de possíveis brincadeiras, dinâmicas e atividades possíveis de serem realizadas nesse ínicio.

- Conversa com coordenador á respeito da continuação das inscrições, ficando decidido que ele mesmo fará a função enquanto os arte-educadores já estarem em sala de aula.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Planejamento primeiro semestre 2009

Programa de Iniciação Artística -Planejamento

Dupla: Júlia e Bruna

Terça- feira 13:30 às 16:30

Faixa Etária 11-12 anos. Sala 2



“CORPO E MATÉRIA em uma relação de contato”



A proposta “Corpo e matéria” busca estimular a percepção e conscientização corporal-visual e iniciar a relação destes participantes com as linguagens visuais e corporais. Propõe também que através do corpo ocorra a sensibilização para a arte


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Estrutura inicial para o desenvolvimento das atividades.

1ª momento: “Chegada” - início do trabalho de concentração e preparação corporal.

2º momento: Sensibilização e criação interando as linguagens à partir do eixo e artistas norteadores. Incluindo possibilidades de projetos e interação entre as turmas.

3º momento: “Volta” – relaxamento e conversa final



- Artistas norteadores; Lygia Clark e Helio Oiticica.

Estes artistas serão base-referência para o desenvolvimento do semestre e estímulo para a elaboração das aulas. Sendo também uma ponte com a exposição “Linha do Tempo” proposta pelo Instituto Tomie Otake e considerada pelo Programa.



-Eixos norteadores; 5 sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição).

Para o planejamento das atividades serão ferramentas para a construção das aulas e para a interação das linguagens corporais e visuais.

domingo, 21 de dezembro de 2008

16/12 pela tarde

Continuando a idéia de que nas 2 últimas semanas de dezembro os arte educadores proporiam uma aula para os restantes:
Neste dia o Danilo sugerio uma aula, participamos (eu e Bruna) mais o Felipe. Havia também uma aluno Matheus. Atividades:
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Aquecimento: preparação corporal e integração do grupo.

- Dinâmica de construção sonora através dos nomes.

- Composição com os sons criados.

- Construção de uma “partitura” através do desenho (signos gráficos).

- Execução da Música criada.


sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

9/12 à tarde

Aula conjunta dos arte-educadores, Danilo, Felipe, Júlia e Bruna.
Apresentação do PIA
Sensibilização sonora
Alongamento
Percepção espacial a partir de comandos, buscando variadas formas de se deslocar.
Dinâmica de criação de gestos a partir do “nome”.
Desenho usando giz de cera e kraft, buscando relacionar imagens aos gestos criados.
Relaxamento
Conversa final