segunda-feira, 9 de março de 2009
aula 03 de Março
Início: Pega- pega imita, Chep- Chep ( pra se soltarem)
- Andar pelo espaço apenas sentindo o ambiente. No lugar q está inicia o alongamento, em pé, sentando, até deitar...
- deitados, com vendas nos olhos ( podemos usar aqueles retalhos de tecidos)-Escutar profundamente a música, prestando atenção em cada som( podemos usar Tb toques dos instrumentos).
- Pensar em cada parte do corpo isolada. Pés, mãos, etc. Aos poucos ir acrescentando duas partes simultaneamente.
- Ainda com olhos vendados, se deslocam pelo chão, com o corpo todo, depois com apenas dois apoios, três.
- Começar a se movimentar livremente, partindo para outros níveis, buscando um tempo mais rápido.
- Quando estiverem bastante rápido, param e sentem o estado do corpo.
- Sem as vendas, á luz de velas, continuam se movimentando livremente. Qdo chegar em frente á uma vela, começam a fazer movimentos repetitivos, passando por todas as velas.
- Em duplas, se encontram e se comunicam apenas com o corpo.
- Trios...Até chegar no grupo todo. Enfatizando que só podem se comunicar com o corpo
- Intervalo
- Pedir para reelaborarem os movimentos feitos nas improvisações, em duplas.
- Mostra para todos.
- Em grupo, criação partindo dos elementos da aula.
- Mostra
- Conversa
Impressão: As alunas, que até então se mostraram bastante tímidas e com bloqueios corporais, com os olhos vendados, aos poucos conseguiram se movimentar, sem juízo de valor. Foi importante também para a interação da turma, o que certamente contribuiu para a criação em grupo no final da aula.
Foi muito gratificante e até emocionante ver que em apenas uma aula, conseguiram se integrar pra proposta e até finalizar a aula com uma criação em grupo.
Certamente será um grupo, que por possuir uma certa maturidade, poderemos inserir conteúdos mais complexos e mesmo reflexões.
sábado, 7 de março de 2009
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
17/02
Proposta: Pintar 3 folhas uma de vermelho a outra de amarelo e a última de azul, recortar formas como triângulos, quadrados e círculos. Cada pessoa sorteia 3 formas e associa-as com 3 movimentos. Juntar duplas e relacionar esses movimentos. Apresentação dos resultados.
Impressão: Percebemos que são alunos bastante tímidos, com muita dificuldade de se movimentarem e se expressarem na frente dos outros. Para as próximas aulas faremos bastante trabalho de sensibilização corporal e de interação, para que começem a se soltar e a se sentirem á vontade para as criações.
Reunião de Pais
A reuniao de pais aconteceu dia 13/02 sábado. Vieram aproximadament 70 pais. Apresentamos o programa, nos apresentamos e esclarecemos questões práticas e dúvidas.
Foi feita ainda uma vivência focada na infância dos mesmos. Surgiram brincadeiras, cantigas, bonecas e um pouco do perfil antigo da região onde o CEU se localiza.
Os pais se mostraram agradecidos e receptivos para com o projeto.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Primeira semana de aula
Encontramos as turmas de terça pela tarde!
As juntamos no intuito de apresentar o projeto e realizar uma primeira interação. No total participaram 8 crianças de 11 à 14 anos. Introduzimos o projeto depois propusemos brincadeiras, como escravos de jó, toc pá toc pá toc toc e caminhando pelo espaço. Na segunda parte das atividades, após o intervalo conversamos um pouco mais sobre as experiências em relação à atividades artísticas e culturais já vividas. Propousemos que cada um inventasse uma maneira de cantar seu nome. Depois que cada um inventasse um movimento para esse som e depois que conversasse só com o nome e os gestos criados. Todos apresentaram para a turma a "conversa" criada. Para finalizar propusemos que uma dupla ficasse de frente para uma outra, congelada em uma posição derivada dos gestos criados, no papel uma deveria registrar essas poses e vice-versa. Finalizamos a vivência com Ciranda de roda, relaxamento e uma conversa final sobre como havia sido a experiência, as dificuldades e espectativas.
Senti as crianças a princípio muito tímidas, nem todos ficaram a vontade para apresentar suas primeiras criações. Já no final da aula, todos apresentaram seus movimentos e estavam rindo, se divertindo. Acima posto duas fotos dessa primeira vivência.
domingo, 8 de fevereiro de 2009
Relatório semana- 02 à 06/02
- Contato via telefone com alunos já cadastrados, chamando para inscrição/matrícula.
- Inscrição de alunos pelos responsáveis,de acordo com faixa- etária e dia disponível.
- Esclarecimento para os responsáveis sobre o PIA e informações necessárias, como, ter cuidado com faltas, levar lanche e ainda sobre a reunião de 14/02.
06/02
- Planejamento com todos arte-educadore sobre a primeira semana de aulas.
- levantamento de possíveis brincadeiras, dinâmicas e atividades possíveis de serem realizadas nesse ínicio.
- Conversa com coordenador á respeito da continuação das inscrições, ficando decidido que ele mesmo fará a função enquanto os arte-educadores já estarem em sala de aula.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Planejamento primeiro semestre 2009
Programa de Iniciação Artística -Planejamento
Dupla: Júlia e Bruna
Terça- feira 13:30 às 16:30
Faixa Etária 11-12 anos. Sala 2
“CORPO E MATÉRIA em uma relação de contato”
A proposta “Corpo e matéria” busca estimular a percepção e conscientização corporal-visual e iniciar a relação destes participantes com as linguagens visuais e corporais. Propõe também que através do corpo ocorra a sensibilização para a arte
.
Estrutura inicial para o desenvolvimento das atividades.
1ª momento: “Chegada” - início do trabalho de concentração e preparação corporal.
2º momento: Sensibilização e criação interando as linguagens à partir do eixo e artistas norteadores. Incluindo possibilidades de projetos e interação entre as turmas.
3º momento: “Volta” – relaxamento e conversa final
- Artistas norteadores; Lygia Clark e Helio Oiticica.
Estes artistas serão base-referência para o desenvolvimento do semestre e estímulo para a elaboração das aulas. Sendo também uma ponte com a exposição “Linha do Tempo” proposta pelo Instituto Tomie Otake e considerada pelo Programa.
-Eixos norteadores; 5 sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição).
Para o planejamento das atividades serão ferramentas para a construção das aulas e para a interação das linguagens corporais e visuais.