segunda-feira, 31 de agosto de 2009

I seminario da Divisão de Formação DEC

No I seminario da Divisão de Formação DEC realizado nos dias 24/08, 25/08 e 26/08, oportunamente fizemos um ateliê em conjuto (ou seja eu e a Bruna juntas) em que vivênciamos a eutonia (pratica corporal que a Bruna já havia estudado um pouco na faculdade e eu desconhecia. Basicamente o "conhece te a ti mesmo" do corpo, em que com sentidos ampliados e potencializados experimentamos respirar, andar...); os sons gerados pelos nossos corpos; e o Boi do maranhão! O ateliê foi apresentado por tres coordenadoras do vocacional dança. Depois da vivência discutimos a experiência vivida ali, e também a experiência de dar aula em grupo.
Muito rica a troca!!As vivências corporais e sonoras couberam como luva no nosso planejamento e nos impulsionaram a ter novas idéias para as aulas!

25/08 Sobre as praças...

Colocamos a idéia dos encontros nas praças da Vila Cisper aos nossos alunos e a questão: Como intervir?
A idéia que foi gerada a partir de uma discussão foi que os alunos seriam estátuas de praça, ou bonecos de cera, em que o movimento só aconteceria quando uma pessoa o remodelasse. A idéia é parecida com o exercício da aula passada e a intervenção/performence tem tudo para ser interessante! Nos disseram que gostariam de ter uma roupa para o dia, então passamos parte da aula criando-a e parte começando a testar movimentos de bonecos de cera.
Na praça o corpo estará presente, e atento!

17/08 Modelações

Para Linkar as duas linguagens começamos pensando na consciência corporal, o corpo e suas articulações. Fizemos exercícios para reconhecermos os corpos presentes na sala, outros exercícios em que um modelava a posição do outro, e em que um controlava as movimentações dos outros. Um modelou o outro de maneira espontanea e pedimos para que guardassem a imagem daquele corpo modelado na memória. Depois num segundo momento pedimos para que retomassem aquela imagem na argila! Muito bacana, depois de nos reconhecermos tatilmente, passamos a remodelar o que sentimos!

Paralelamente decidimos como forma de divulgação e de comemoração (comemoraremos a existencia do PIÁ) fazer 3 encontros dominicais nas praças do bairro Vila Cisper, que acontecerão em setembro. Lá na praça tudo poderá acontecer!
Todos os participantes de maneira direta ou indireta do PIÁ estão convocados! Todos os moradores daVila Cisper também, além de ser aberto para mais quem quiser participar!VIVA!

Depois de algum tempo...

Estamos de volta!!EBA
Aconteceram tantas coisas que nem sabemos direito por onde começar a contar....
Gripe Suina...Aproveitamos o período da gripe para divulgarmos intensivamente pelos comércios do bairro e para fazermos nossos planejamentos. Retomamos nosso planejamento e o modificamos um pouco.
O tema continua sendo o CORPO, porém avaliamos nosso semestre e chegamos à algumas conclusões: que a turma não se consolidou ainda (mesmo depois de 5 meses de atividades!!!!!), e é flutuante; que nossas aulas não foram muito bem amarradas (não sabemos se por decorrencia da turma também não estar fechada, ou se foram outros motivos). Então resolvemos tentar "linkar" mais a dança com as artes visuais e os conceitos que ambas linguagens traziam, tendo como eixo norteador o corpo.