sábado, 28 de março de 2009

Frotaggem e Movimentos em áreas externas

Começamos a aula relembrando o que havia acontecido nos encontros anteriores. Conversamos sobre forma, textura, sobreposição e justaposição. Saímos pelo CEU em busca de texturas colocando-as no papel. O processo de registro é chamado de frottagem. Voltamos para a sala e conversamos sobre os registros.






























Após a conversa, saímos pelos espaços onde a frottagem se deu e criamos movimentos nesse espaço, tentando gravar pelo menos 1 em cada espaço.

























































Voltamos para a sala e relembramos os movimentos da escada, cada um fez o seu e todos repetiram tentando juntar um no outro. Não conseguimos finalizar a atividade e filmamos a pequena coreografia como registro com intuito de dar continuidade próxima aula.

sexta-feira, 20 de março de 2009

imagens dia 17/03




quinta-feira, 19 de março de 2009

Aula de 17-03-09

Conteúdo:

- Dinâmica Nome- Toque- Concentração.
- Identificação do ambiente, andando pelo espaço.
- Aquecimento corporal/Alongamento.
-Com olhos vendados, sensibilização sonora e corporal no chão.
-Exploração de texturas, volumes, através do tato.
-Com os olhos abertos procurar na sala algum material que se identificou e registrá-lo através de frotagem ou por observação da forma.
- Conversa sobre a proposta.

A aula se iniciou em roda, e aos poucos, a turma foi se integrando, á medida em que falavam o nome do outro e se tocavam.
Já aquecidos, colocamos as vendas, pedindo para que sentissem os sons do ambiente, que eram além da música, sons de alguns instrumentos.
Passamos em cada um com diferentes materiais, sendo esses ásperos, lisos, macios, pegajosos, moles, duros,etc. Orientávamos para que sentissem a textura, forma e volume de cada material, e se possível, explorassem com outras partes do corpo.
Em seguida pedimos para se levantarem e procurarem ainda de olhos vendados, se unirem em um único bloco, sentindo quem estava ao seu redor.
Conversamos sobre as sensações e impressões do contato com os materiais e após o intervalo, através de comandos, escolhiam um material e o registraval na folha sulfite.

Aula de 10-03-09

- Dinâmica Nome- Toque- Concentração.
- Identificação do ambiente, andando pelo espaço.
- Aquecimento corporal/Alongamento.
-Com olhos vendados, sensibilização no chão.
-Exploração de texturas, volumes, através do tato.
-Com os olhos abertos procurar algum material que se identificou e interagir com este.
-intervalo
-Andar pelo CEU registrando através de Frotagem ou outros meios, superfícies.



A aula foi substituída pela proposta dos arte-educadores Felipe e Danilo, uma vez que juntando as duas turmas do período haviam 7 alunos, 5 de 11 e 12 anos e dois de 13 e 14 anos.
Pensamos na possibilidade de uni-los em uma única turma e abrir nesse horário uma turma da faixa etária de 7 e 8 anos, que normalmente é a de mais procura.
Através de conversa com o coorrdenador concluímos que antes de mudar a faixa etária,será feito mais uma semana de divulgação, focando do público de 11 à 14 anos.

segunda-feira, 9 de março de 2009

aula 03 de Março

Aula 03/02/09


Início: Pega- pega imita, Chep- Chep ( pra se soltarem)

- Andar pelo espaço apenas sentindo o ambiente. No lugar q está inicia o alongamento, em pé, sentando, até deitar...
- deitados, com vendas nos olhos ( podemos usar aqueles retalhos de tecidos)-Escutar profundamente a música, prestando atenção em cada som( podemos usar Tb toques dos instrumentos).
- Pensar em cada parte do corpo isolada. Pés, mãos, etc. Aos poucos ir acrescentando duas partes simultaneamente.
- Ainda com olhos vendados, se deslocam pelo chão, com o corpo todo, depois com apenas dois apoios, três.
- Começar a se movimentar livremente, partindo para outros níveis, buscando um tempo mais rápido.
- Quando estiverem bastante rápido, param e sentem o estado do corpo.
- Sem as vendas, á luz de velas, continuam se movimentando livremente. Qdo chegar em frente á uma vela, começam a fazer movimentos repetitivos, passando por todas as velas.
- Em duplas, se encontram e se comunicam apenas com o corpo.
- Trios...Até chegar no grupo todo. Enfatizando que só podem se comunicar com o corpo
- Intervalo
- Pedir para reelaborarem os movimentos feitos nas improvisações, em duplas.
- Mostra para todos.
- Em grupo, criação partindo dos elementos da aula.
- Mostra
- Conversa

Impressão: As alunas, que até então se mostraram bastante tímidas e com bloqueios corporais, com os olhos vendados, aos poucos conseguiram se movimentar, sem juízo de valor. Foi importante também para a interação da turma, o que certamente contribuiu para a criação em grupo no final da aula.
Foi muito gratificante e até emocionante ver que em apenas uma aula, conseguiram se integrar pra proposta e até finalizar a aula com uma criação em grupo.
Certamente será um grupo, que por possuir uma certa maturidade, poderemos inserir conteúdos mais complexos e mesmo reflexões.

sábado, 7 de março de 2009